Contacte-nos
Contacte-nos
Home > Técnicas e Tratamentos de Fertilidade |
Política de Privacidade

Técnicas e Tratamentos de Fertilidade

Clinicamente, a infertilidade é diagnosticada quando não se atinge uma gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares e desprotegidas.

As causas da infertilidade são muito variadas e a Medicina da Reprodução é uma área em constante evolução.

Os tratamento de infertilidade ajudam a natureza a seguir o seu curso. Não são técnicas “milagrosas” e “infalíveis”, são uma oportunidade que a ciência oferece de se poder cumprir o instinto de reprodução e de prestação de cuidados.

O seu caso

A abordagem inicial ao problema da infertilidade começa normalmente pela realização de testes básicos. Na mulher, são feitas análises clínicas para verificação de níveis hormonais, avaliação ecográfica e exame ginecológico. No homem, o mais importante é o espermograma, para avaliar a qualidade do esperma.

As causas da infertilidade são muito variadas, existindo técnicas adequadas a cada situação. Entre as técnicas habitualmente usadas na Ferticentro, destacamos a Inseminação Intra-Uterina (IIU), a Fertilização In Vitro (FIV), a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI), e o tratamento com Doação de Ovócitos.   Saber mais

Inseminação Intra-Uterina

A Inseminação Intra-Uterina (também conhecida por Inseminação Artificial) consiste na deposição de espermatozóides no interior da cavidade uterina por meio de um cateter apropriado. É um tratamento de fertilidade que pode ser realizado quer em ciclos estimulados, quer em ciclos naturais ou não estimulados. A inseminação artificial deve ser feita quando há ovulação, de modo a aumentar a probabilidade de ocorrer fecundação.

A Inseminação Intra-Uterina pode ser feita com o esperma do elemento masculino do casal (quando aplicável) ou com recurso a esperma de dador (Inseminação Intra-Uterina com Esperma de Dador - IAD). Está especialmente indicada em mulheres com menos de 35 anos e que tenham trompas saudáveis.   Saber mais

fertilidade-tecnica-tramento-01.jpg

Fecundação In Vitro

Na Fecundação In Vitro, os ovócitos são recolhidos a partir dos ovários e colocados no mesmo meio que os espermatozóides, aguardando-se a fecundação. Uma vez obtidos embriões, estes são transferidos para o útero da mulher, para que se implantem e dêem origem a uma gravidez.

A Fecundação In Vitro é indicada principalmente em casos de infertilidade inexplicada ou de obstrução ou ausência de trompas.   Saber mais

fertilidade-tecnica-tramento-02.jpg

Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóides

Nos casos em que exista fator masculino, idade da mulher acima dos 35 anos, ou ausência de fecundação em tentativas de FIV convencional, poderá ser aconselhada a realizar uma Microinjecção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI).

Este procedimento consiste na injecção de um único espermatozóide no interior de um ovócito, de forma a dar origem a um embrião.

Na ICSI, os ovócitos são recolhidos a partir dos ovários e fecundados com espermatozóides em meio laboratorial, com o controlo do embriologista. Uma vez obtidos, os embriões são transferidos para o útero da mulher para que se implantem e dêem origem a uma gravidez.

Para realizar uma ICSI é necessário apenas um espermatozóide por óvulo, enquanto que na FIV clássica são necessários entre 50.000 e 100.000 espermatozóides.   Saber mais

fertilidade-tecnica-tramento-03.jpg

Tratamento com Doação de Óvulos

Quando, por razões médicas, não é possível fazer tratamento com os ovócitos da mulher, poder-se-á recorrer a ovócitos de dadora.

A ICSI com doação de ovócitos possibilita a mulheres em falência ovárica ou com determinadas doenças genéticas, a concretização do seu sonho de engravidar e ser mãe. O processo de doação é totalmente confidencial. Existe um conjunto de procedimentos que fazem com que todo o tratamento seja feito segundo as mais restritas normas de qualidade e segurança e de acordo com as exigências definidas pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida.   Saber mais

fertilidade-tecnica-tramento-04.jpg

Tratamento com Doação de Embriões

A Lei portuguesa prevê que os embriões criopreservados, obtidos no contexto de um tratamento de FIV ou ICSI, possam ser doados a outros beneficiários de tratamentos de PMA, nos casos em que já não os pretendem transferir. Nestas circunstâncias, o(s) elemento(s) originalmente proprietário(s) dos embriões assina(m) o modelo de consentimento informado específico para o efeito, elaborado pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida. Este documento estabelece a renúncia aos direitos sobre os embriões, a favor de outro(s) paciente(s).   Saber mais

fertilidade-tecnica-tramento-03.jpg

A doação não envolve qualquer compensação económica para o paciente que foi dador. Este é um ato puramente altruísta. O receptor paga apenas as despesas médicas relacionadas com o processo de criopreservação e descongelação dos embriões.

A disponibilidade de embriões doados é limitada, pelo que terá de ser confirmada pela nossa equipa.

 

Tratamentos

 

 

Técnicas Especiais

 

 

Situações Particulares